O uso da homeopatia na terceira idade

Já faz 2 anos que presto atendimento homeopático gratuito, no Asilo Betânia de Assistência a idosos, em Pouso Alegre-MG. Temos em regime de internados mais ou menos 200 pessoas de ambos os sexos, inicialmente comecei atendendo como Psiquiatra, pois era grande o numero de casos complicados com essa especialidade, e esses casos eram encaminhados para a saúde mental do município, e como todos esses serviços são sobrecarregados, com demanda reprimida muito grande acabavam por não satisfazer as exigências da necessidade, fui atendendo esses casos e obtendo um resultado muito além da média, que a diretoria do Asilo passou a me encaminhar também os casos da clínica médica.

Esses pacientes eram medicados com mão pesada, abusando dos benzodiazepínicos, neurolépticos e antipsicóticos; além dos anti-inflamatórios, corticoides, analgésicos dentre outros .

Passo eu, as manhãs de segunda feiras atendendo os mais diversos casos, em torno de 10 pacientes desde pequenos acidentes, quedas, ferimentos como casos de anemia profunda, cânceres dos mais diversos, broncopneumonias, acidentes vasculares cerebrais tanto transitórios quantos os isquêmicos ou hemorrágicos, (claro que com a retaguarda do HC local), e tendo o prazer de medicá-los (com o apoio das farmácias homeopáticas da cidade me fornecendo gratuitamente os medicamentos de que necessito).

Casos ainda de depressão por abandono, tão comuns nos asilos, insônias, confusões mentais, agitação psicomotoras, tentativa de suicídio, auto e hetero-agressões, epilepsias parciais e gerais, fora os casos corriqueiros de diarréias, vômitos, cólicas alergias, ICC, DPOC, insuficiência renal, fraturas de colo de fêmur, úlceras de membros inferiores, alcoolismo ,e grande número de tabagistas.

Da relação dos medicamentos temos hoje uma pequena farmácia homeopática com mais ou menos 200 medicamentos na potência 6CH 30 CH 200CH que longe de satisfazer todas as necessidades, vamos dia após dia incrementando–a mais e mais .

Dentre os vários casos vou citar dois casos muito interessante, em que uma delas, a Sra. M.A.S. de 75 anos começou apresentando depressão profunda, com choro e irritabilidade, prostração, insônia e sangramento vaginal ao menor esforço, útero hipertrofiado cheio de miomas, prestes a ser histerectomizada e com um sintoma local muito modalizado que era perda das unhas das mãos e perda de cabelo, sendo medicada com Ustilago na 30CH e obtendo um resultado muito evidente tanto para a paciente quanto para a família e os responsáveis do Asilo.

Tivemos também uma outra Senhora C.R.A. com quadro de artrite reumatóide deformante com mais de 80 anos de idade, ficava somente na cama, com todos seus dedos torcidos, tanto das mãos como dos pés com dores generalizadas, erupções pelo corpo, e com um quadro clínico de anemia, vômitos e diarréias que respondeu muito bem à Calc phos 30 CH, que depois da medicação engordou, não teve mais episódios de GECA e passou a andar de cadeira de rodas.

Texto de Dr. Ronaldo dos Santos Souza

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.